domingo, 7 de setembro de 2008

HISTÓRIA DO VINHO

Não se sabe exatamente quando e nem quem pode degustar da reação mágica e química que é o vinho.

Existem registros de 7.000 anos antes da era cristã de que o Homem já havia provado do resultado da fermentação de uvas maduras. A Bíblia faz menção a Noé, que teria plantado uma vinha, colhido a uva, feito o vinho e embriagado-se. (Gênesis cap.9 versículo. 20 a 21) Trata também os textos sagrados do primeiro milagre público de Jesus de Nazaré nas Núpcias de Caná na Galiléia, onde Ele transforma água em vinho, e que figura nos textos do evangelho como sendo o “melhor vinho”, já aparecendo nesta época sinais de tratos à vinhos de melhor qualidade. (Evangelho de São João cap. 2, versículo de 1 a 10)

Entre os gregos, os fenícios os romanos o vinho esteve presente em todas estas culturas desde quando se tem registros na história, sendo que a ciência moderna com o advento do carbono 14 pode registrar sementes de vinhas datadas de 7.000 a 5.000 anos antes de Cristo.

Mas foi a partir do século XIX e com uma enorme contribuição de Louis Pasteur que o vinho passou a ser cientificamente estudado. Foi a influência do cuidado humano que teve importância primordial na elaboração de néctares cada vez mais preciosos.

A partir do século XX novas técnicas de cuidado e advento de universidades especializadas em formar fazedores de vinho, contribuem para que cada vez mais esta bebida ora, sagrada, ora mística ora científica seja melhor elaborada e apreciada por admiradores em todo o mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vinho, bebida milenar, cheia de magia e encantamento. Cabe bem em qualquer ocasião. E ainda se os esculápios dizem que faz bem a saúde, por que não beber? Nas pesquisas sobre enologia, deparei-me com o blog amantes de vinho" (parabenizo a autora sra.Janaíana Bueno). Estou degustando-o como se degusta um bom vinho. Este eu recomendo, principalmente os vídeos dos enólogos: dr. Carlos França, profª. Bibiana González e o sr. Paulino Costinha.

Marco Ferreira / BH.
healfer@uol.com.br